Comentário sobre “Poder de compra 24% abaixo da média europeia.”

O Poder de compra é o nível de capacidade financeira que um consumidor ou mercado (e outros) tem para um bem ou serviço, isso é, o quanto ele pode pagar. Quando relacionado a um consumidor, geralmente é baseado em quanto ele ganha ou tem guardado, quantia que tem a potencialidade de ser gasta em algum momento.
Em 37 países analisados, Portugal está em 22º, ou seja, os portugueses têm um poder de compra 24% abaixo da média europeia, e 30% inferior aos espanhóis, o que é mau visto que até os países recentes da UE (Chipre e Malta) estão acima de Portugal.
Através dos dados da análise do INE o PIB per capida do nosso país, que foi medido em paridade de poder de compra (PPC) aumentou apenas de 75% para 76%.
No entanto, a Irlanda foi o país quem registou uma maior descida.
No que toca a salários, e como já seria de esperar, Portugal fica também para trás (11ª posição com 525 euros mensais). Os salários mínimos da UE oscilam entre os 123 euros e os 1600 euros mensais. Em Janeiro o mais elevado montante encontrava-se em Luxemburgo com 1642 euros, o que dá um grande poder de compra, sendo também um dos motivos porque muitos portugueses emigram para lá, de seguida Irlanda com 1462 euros e a Bélgica com 1387 euros.
A nível de território nacional apenas 16 concelhos do norte estavam em 2007 com níveis de um baixo poder de compra. Lisboa mantinha-se no topo enquanto o Porto teve um avanço de 70,5%.
Para concluir, espera-se um crescimento negativo para Portugal e para a Europa nos próximos anos.



Isabel Paiva LRE
Nº 34125